Aranha orienta-se pelo céu

Um par de olhos que não formam imagens, mas que polarizam a luz, serve de bússola para a “Drassodeus aureus” elaborar uma espécie de mapa de estradas para saber regressar ao ninho

Uma espécie europeia de aranhas usa dois dos seus oito olhos como”bússola óptica” para se orientar e esta capacidade poderá ser extensiva à maioria dos aracnídeos, escreveram cientistas suecos no último número da revista Nature.

Marie Dacke e colegas da Universidade de Lund descobriram essa “bússola” numa série de experiências com a Drassodeus aureus, uma aranha com cerca de dois centímetros e meio de comprimento, muito comum no Norte da Europa, que constrói o seu ninho debaixo de pedras e sai à caça ao entardecer.

A aranha usa esse par de olhos, que não formam imagens, como se fossem óculos polarizados que filtram a luz da atmosfera e registam os padrões de luminosidade à medida que os últimos raios de sol iluminam o céu.

Esses padrões funcionam como uma espécie de “mapa de estradas” que a aranha compara com as imagens obtidas através dos seus seis olhos reais para poder encontrar o caminho de regresso ao ninho.

“Se o céu está um pouco encoberto, não é problema: a aranha só precisa de um pouco de luz no céu para que o seu sistema funcione. Mas, se o céu estiver totalmente nublado ou chover, não resulta”, disse Marie Dacke.

Para chegarem a essa conclusão, os investigadores utilizaram um recinto com diversos ninhos e em que as aranhas tinham de encontrar o caminho de regresso depois de encontrarem comida. Em condições normais, as aranhas não tinham dificuldade de orientação. Mas, quando os olhos especiais foram cobertos com tinta escura, apenas três em cada dez aranhas conseguiram voltar ao seu ninho.
Os mesmos resultados foram obtidos quando o recinto era banhado com luz não polarizada.

Os olhos secundários, que não distinguem estruturas espaciais, constituíram um mistério para os especialistas durante décadas, mas, agora, como 25 mil das 37 mil espécies de aranhas possuem órgãos semelhantes, a capacidade não é certamente exclusiva da Drassodeus aureus. Além disso, alguns insectos e vertebrados usam também a luz polarizada para se orientarem.