Diversos artigos – Luís Cruz

A Primavera (1)

Na Primavera as  flores nascem, os passarinhos voltam e fazem os seus ninhos e os campos ficam com aroma.
A Primavera é uma estação agradável.
Eu gosto muito da Primavera porque há ar agradável e começa a vir o sol. Na Primavera, eu enrolo-me nas ervas e durmo um bocado.
Às vezes, na Primavera, vou para o campo com a minha mãe, semear e plantar flores. Na Primavera, eu vejo as flores a crescer, jogo ao bem-me-quer, vou atrás das borboletas e vejo as andorinhas a formarem uma andorinha gigante.

 

A Minha Páscoa

A minha Páscoa foi muito bonita. Eu quando me levantei vesti roupa nova e fui à missa das 9h30. No fim, fui a casa da minha avó. Os meus Padrinhos deram-me dois livros que fazem parte de uma enciclopédia. Deram-me também amêndoas de chocolate e uma nota de 2000 escudos. Brincámos aos bandidos e brincámos ao compasso.
Fomos também à casa da minha tia Laurinda dar as prendas à afilhada do meu pai e voltámos para casa. Comi cabrito assado e doces. Às 16h00, recebi o compasso e no fim do compasso brinquei muito e vi um bocado de televisão.

 

Uma Linda Viagem

Eu já fui numa viagem à BRACALÂNDIA. À entrada tinha um carrocel onde havia uns carrinhos.
Depois fui mais para diante e andei num carrocel chamado Bambu. Ele andava para cima e para baixo.Também era para ir ao dragão mas nesse só andaram os do 3º e 4º anos. Nós fomos andar nos carroceis da entrada. No fim, fui andar no comboio que deu uma volta à BRACALÂNDIA.
Foi muito bonito.
Eu gostei muito de ir à BRACALÂNDIA.

 

O Sol e as aves

O Sol parece estar muito encantado. Ele tem novos amigos, que são: a andorinha e o pardal. Eles conversáram muito e o pardal perguntou:
-Porque é que a nuvem negra aparece?
-Porque as plantas não precisam só de mim, também precisam da  chuva para serem regadas. E assim não podiamos beber a água  fresquinha que está aqui no tanque! -continuou a andorinha.
Eles são muito amigos.

 

O Bom Jesus – Braga

22/08/1997

Eu, a minha irmã e os meus pais, fomos dar um passeio ao Bom Jesus. Nós fomos pelo escadório para ver as capelinhas e para fazer ginástica. Lá vimos peixinhos. Tinha também um peixe enorme.  O meu pai queria tirar uma fotografia a esse peixe mas se a tirasse não se ia perceber o que era aquilo porque a água estava suja.
O meu pai tirou-nos uma fotografia num jardim que tinha lá. O jardim estava cheio de flores garridas e algumas árvores. Por trás do jardim tinha um lago e uma  fonte. Nós súbimos umas escadas, que no fim tinha um lago com barcos para alugar. Nós fomos dar uma volta ao lago para o conhecer.
No fim, fomos embora pelo escadório. Eu desci pelo muro para me divertir um pouco.
Eu gostei de dar este passeio ao Bom jesus.

 

As maçãs

O Luis foi à aldeia apanhar maçãs.
Enquanto apanhava maçãs via muitos passarinhos às cores: amarelos, azuis, encarnados, violetas, verdinhos, etc. Também viu uma reza verdinha, que quase  nem se via na ervinha que tinha no chão.
Ele gostava muito de ouvir os passarinhos.
No fim de apanhar as maçãs, foi embora. Pelo caminho, encontrou borboletas muito bonitas, vacas e bois, cavalos, cães, galos e galinhas, meninos a brincar, etc. Também viu os lavradores a trabalhar e encontrou um amigo da escola.
Mas, de repente, começa a chover e ele começa a correr.
Por azar, enquanto corria, tropeçou numa pedra presa na terra e, quase que caía. Mas a perna direita impediu que ele caísse.
Quando chegou a casa parou de chover e o Luis disse:
Parece que a chuva anda atrás de mim.

Deixe um comentário