Lenda Chinesa

Lenda Chinesa

Há muito tempo, uma menina chamada Lili casou-se e foi viver com o marido e a sogra. Depois de alguns dias, passou a não se entender com a sogra. As personalidades delas eram muito diferentes e Lili foi se irritando com os hábitos da sogra, que frequentemente a criticava. Passaram-se meses e Lili e a sua sogra cada vez mais discutiam e brigavam.
De acordo com a antiga tradição chinesa a nora tinha que se curvar à sogra e obedecer-lhe em tudo.
Lili, já não suportando mais conviver com a sogra, decidiu tomar uma atitude e foi visitar um amigo do seu pai. Este, depois de a ouvir, pegou num pacote de ervas e disse-lhe:
– Não poderá usá-las de uma só vez para se libertar de sua sogra, porque isso causaria suspeitas. Vou-lhe dar várias ervas que irão lentamente envenenando a sua sogra. De dois em dois dias ponha um pouco destas ervas na comida dela. Porém, para ter certeza de que ninguém suspeitará de si, quando ela morrer, deverá ter muito cuidado e agir de forma muito amigável.… Ajudarei a resolver o seu problema, mas tem que me escutar e seguir todas as instruções que lhe der.
Lili respondeu:
– Sim, Sr. Huang, farei tudo o que o senhor me pedir.
Lili ficou muito contente, agradeceu ao Sr. Huang e voltou apressada para casa para começar o projecto de assassinar a sua sogra. Durante semanas, de dois em dois dias Lili servia a comida “especialmente tratada” à sua sogra.
Lembrava-se do que o Sr. Huang lhe tinha recomendado sobre evitar suspeitas e, assim, controlou o seu temperamento, obedeceu à sogra e tratou-a como se fosse a sua própria mãe. Depois de seis meses, a casa inteira estava com outro astral: Lili tinha controlado o seu temperamento, quase nunca se aborrecia, não tinha tido nenhuma discussão com a sogra, que agora parecia muito mais amável e mais fácil de lidar. As atitudes da sogra também mudaram e as duas passaram a tratar-se como mãe e filha.
Um dia, Lili foi novamente procurar o Sr. Huang para lhe pedir ajuda e disse:
– Senhor Huang, por favor, ajude-me a evitar que o veneno mate a minha sogra! Ela transformou-se numa mulher agradável e eu amo-a como se fosse minha mãe. Não quero que morra por causa do veneno que eu lhe dei.
O Senhor Huang sorriu e acenou com a cabeça.
– Lili, não precisa de se preocupar. As ervas que lhe dei eram vitaminas para melhorar a saúde dela. O veneno estava na sua mente e na sua atitude, mas foi jogado fora e substituído pelo amor que passou a ter por ela.

Reflexão: Na China existe uma regra dourada que diz:
“A pessoa que ama os outros também será amada”.
Na grande parte das vezes, recebemos das outras pessoas o que damos a elas… por isso tenha cuidado! Lembre-se sempre:
“O plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória. Por isso, tenha cuidado com o que planta!”
“O destino não é uma questão de sorte; é uma questão de escolha. Não é algo pelo que se espera, mas algo a alcançar.