A cura com o limão
Áurea M. Hokama
Farmacêutica
Iris – Homeopatia e Produtos Naturais
O limão cura e previne muitas doenças, não tem contra-indicação, é usado de diversas formas: compressas, sucos, sumos, chás, produtos de beleza e de limpeza transformando-o em fruto versátil e numa panaceia universal.
Foi em 1617 que o médico inglês John Wodall comprovou a eficiência do limão na profilaxia e cura do escorbuto, embora tenha sido usado com este fim em épocas mais remotas na História antiga. Já na década de 1700, o médico James Lind recomendava aos marinheiros britânicos o uso de limão e foi assim que desapareceu completamente o escorbuto da marinha britânica. O professor Euler da Suécia, descobriu no limão uma nova vitamina para curar a pneumonia que lhe valeu o Prémio Nobel da Química, em 1934. O Dr. Alberto Seabra diz que nenhuma fruta tem valor medicinal igual ao do limão. Muitos cientistas realizaram profundos estudos sobre o poder curativo do limão. Lusting e Pende da Univ. Roma, uma das maiores autoridades do mundo em endocrinologia diz ser o limão eficaz no tratamento de artritismo, gota, reumatismo, arteriosclerose e no envelhecimento. Hoje, outros estudos garantem que o ácido cítrico, contido no limão, desempenha um importante papel químico no metabolismo orgânico, isto porque ele oxigena o sangue, alcaliniza, combatendo assim radicais livres, que são os ácidos nocivos que vão se acumulando no sangue, impregnando os órgãos e tecidos, desenvolvendo doenças. Esta acidez é proveniente das toxinas do corpo, isto é, da sujeira que criamos devidos a pensamentos transviados, emoções mal resolvidas e alimentação errada. A acidez do sangue é a grande vilã da saúde, reverter o quadro, alcalinizando este sangue vai evitar doenças simples como uma gripe e degenerativas como o câncer.
Além de acidificar, estas toxinas aumentam a temperatura do sangue, consequentemente dos órgãos, dificultando a actuação da energia vital que é uma força que estimula as defesas do nosso corpo e ainda compromete o metabolismo que é o conjunto de reacções químicas do nosso organismo. O limão vai ajudar a destruir substâncias morbosa, actuando como detergente , desinfectando, dissolvendo as impurezas e limpando o sangue, fazendo um equilíbrio do PH. Com isso, vírus, micróbios e bactérias não mais se instalam porque não há temperatura nem terreno apropriado para eles.
Assim todas as doenças podem ser eliminadas pelos órgãos excretores como a pele, intestino, os rins e pulmão. Este é o motivo da grande necessidade de observar como estão estes órgãos quando se pensa em fazer alguma cura no corpo.
A concentração do ácido ascórbico (vit. C) contido no limão é muito grande. Nele encontramos ainda mais outras substâncias como ferro, magnésio, sódio, enxofre, silício, pectina, fósforo, iodo (que vai fazer um equilíbrio glandular e orgânico perfeito), manganês, potássio, cálcio e vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B5 (niacina), K, e P.
Ainda contém o ácido cítrico e não corrói o estômago como muitos pensam, ao contrário, destrói o excesso de ácido existente no estômago com seu ácido vegetal assim como o málico, o tartárico, o oxálico, etc., que também são extremamente benéficos ao organismo, porque embora sejam ácidos, no organismo tornam-se alcalinos e vão contribuir para a regeneração das células e tecidos. É por isso que o limão serve para quase todas as disfunções do organismo.
É uma química excelente para saúde na qual é impossível sintetizar perfeitamente porque nos laboratórios não se põe vida, nem força magnética, vitalizadora que provem da terra, do oxigénio e dos raios solares. Acostuma-se a tomar o suco de limão, com água, pode ser morna ou fria, sem açúcar ingerindo se aos goles, em casa ou no escritório. Você passa a sentir-se muito bem após tomá-lo e pelo efeito do ácido cítrico a vitamina C actua contra a fadiga, aumentando a resistência ao cansaço muscular.
Existem diversos tipos de limão, porém qualquer um deles serve.
Em 1918, no Rio de Janeiro, durante a epidemia da gripe espanhola que matou mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo, o limão foi reconhecido utilíssimo para suavizar a terrível moléstia, chegando a custar preços absurdos.
Bom para acne, varizes, frieira, colite, corrimento, útero, ovário, alergias, cálculos renais e biliares, hemorragias e infecções. Elimina o excesso de água (inchaço). Ajuda a deixar de fumar.
Outros benefícios:
Febre – picar um limão com casca e deixar ferver com um copo de água dez minutos. Coar e beber em jejum.
Nefrite – compressas nos rins com suco de limão fazem urinar rapidamente.
Vómitos – ferir a casca com a unha o limão inteiro e cheirar. Este procedimento é excelente para quem costuma enjoar nas viagens de carro ou barco. Experimente.
O limão juntamente com outros procedimentos ainda pode curar acidez do estômago se usado adequadamente, retirando dores, azias, arroto, flatulência, etc. Elimina o ácido úrico, acne, afonia, anorexia, bronquite, brotoeja, bursite, cãibras, cálculos em geral e herpes. O uso do limão diariamente pode evitar não só o raquitismo e escorbuto, mas hemorragias, cansaço, propensão para catarro nas vias respiratórias e intestinais e muitas outras funções.
Você sabia que:
· Esfregar o limão no couro cabeludo combate a caspa e substitui o xampu?
· O limão é usado desde a Antiguidade como máscara de beleza porque amacia e clareia a pele, eliminando as manchas e tira o excesso de oleosidade e pode até eliminar rugas?
· Se esfregar o limão na pele, cabelo ou couro cabeludo não vá para o sol porque ele provoca queimaduras?
· A vitamina C oxida rapidamente se entrar em contacto com o ar, por isso devemos tomar o limão imediatamente após espremer?
· O limão é ideal para limpeza intestinal (clister) por actuar como adstringente e detergente e além de equilibrar o PH?
· Substitui o desodorizante e sabonete com a vantagem de não tirar a oleosidade natural da pele?
O limão para emagrecimento e desintoxicação.
Usar o suco de limão (sem água) em jejum durante 20 dias da seguinte maneira:
No primeiro dia usar suco de 1 limão. Segundo dia dois e assim sucessivamente até completar dez limões quando estiver no décimo dia. Depois vai decrescendo, isto é no décimo primeiro dia usa se o suco de 9 limões até chegar outra vez em um limão no vigésimo dia. Durante o processo recomenda-se comer bastante verduras, legumes e frutas., pelo fato de conter fibras e celulose que vão ajudar no bom funcionamento do intestino e das células.
Durante o processo pode haver reacções no corpo como urticária, placas vermelhas e até mesmo um furúnculo . não se assuste é sinal de que o corpo está eliminando as impurezas. Ao ingerir, se sentir que a quantidade é muito grande para tomar de uma só vez pode-se dividir exacta quantidade em duas ou três vezes ou até mesmo mais vezes, porém sempre longe das refeições. O limão não só é bom para obesidade, como para magreza excessiva, que também é causada por disfunções glandulares.